domingo, 9 de novembro de 2014

10 Livros sobre História

Os exames que avaliam nossas capacidades acadêmicas são sempre motivo de nervosismo na vida dos jovens. Por isso, se você quer se sentir confiante em vestibulares e provas de concursos por aí, pelo menos na parte de história, aqui vai uma lista de 10 livros que te deixarão pronto para qualquer teste.


1- Impérios Antigos-da Mesopotâmia ao Islã

O livro de Eric Cline e Mark Graham, traz uma síntese relativamente breve e, ainda assim, bastante completa do antigo Oriente Próximo, Mediterrâneo e Europa, incluindo o mundo greco-romano, a Antiguidade Tardia e os primórdios do período muçulmano. O livro foi lançado em 2012 e conta com 448 páginas.

2- A Idade Média-Nascimento do Ocidente
O livro de Hilário Franco Júnior, trata do período entre os séculos IV e XVI, tradicionalmente conhecido por Idade das Trevas, Idade da Fé ou, com mais frequência, Idade Média. Todos são rótulos pejorativos, que escondem a importância daquela época na qual surgiram os traços essenciais da civilização ocidental. O livro foi lançado em 2000 e conta com 208 páginas.

3- As Veias Abertas da América Latina
O livro de Eduardo Galeano, é um inventário da dependência e da vassalagem de que a América Latina tem sido vítima, desde que aqui aportaram os europeus no final do século XV. No começo, espanhóis e portugueses. Depois vieram ingleses, holandeses, franceses, norte-americanos, e o ancestral cenário permanece: submissão, miséria, espoliação. O livro foi lançado em 2010 (o original é de 1971) e conta com 392 páginas.

4- Raízes do Brasil
O livro de Sérgio Buarque de Holanda, é uma das obras fundadoras da historiografia e das ciências sociais modernas no Brasil. A obra aborda aspectos centrais da história da cultura brasileira, como a do homem cordial, incapaz de agir de acordo com a letra da lei, o que explicaria a frouxidão das instituições e da organização social do país. A obra foi lançada em 1997 (o original foi publicado em 1936) e conta com 220 páginas.

5- Getúlio, Uma Biografia [1930-1945]
O livro de Lira Neto, reconstitui os mandatos de Getúlio no Palácio do Catete como chefe do Governo Provisório (1930-1934), presidente constitucional (1934-1937) e, por fim, ditador (1937-1945), bem como os meandros de sua vida privada. A segunda parte da biografia monumental demonstra a astúcia calculista do gaúcho de São Borja em sua plenitude. O livro foi lançado em 2013 e conta com 632 páginas.

6- História-Das Cavernas ao Terceiro Milênio

O livro de Myriam Becho Mota e Patrícia Ramos Braick, um programa de História Geral e História do Brasil que abrange o Enem os mais diversos vestibulares do país, reformulado e atualizado; e um estudo do passado com o olhar e o interesse em questões que nos inquietam no presente. O livro foi lançado em 2012 e conta com 632 páginas.

7- História-Geral e Brasil
O livro José Geral Vinci de Moraes, apresenta o programa completo de História Geral e do Brasil para o ensino médio. Com análise da nossa história integrada à história mundial, pretende-se possibilitar ao aluno estabelecer relações entre as especificidades da sociedade à qual pertence e a realidade mais ampla em que ela se insere. O livro foi lançado em 2009 e conta com 490 páginas.

8- Era dos Extremos
O livro de Eric Hobsbawm, é um testemunho sobre o século XX. Seu tempo de vida coincide com a maior parte da época de que trata o livro, diz o autor na abertura, por isso durante muito tempo se absteve de falar sobre ele. O livro foi lançado em 1996 e conta com 598 páginas.

9- História do Brasil
O livro de Bóris Fausto, narra os fatos mais importantes da história brasileira, cobrindo um período de mais de quinhentos anos, desde as raízes da colonização portuguesa até nossos dias, e analisando minuciosamente as grandes linhas de força que indicam o sentido de nossa formação. O livro foi lançado em 2012 (o original é de 1994) e conta com 688 páginas.

10- Da Revolução Industrial ao Imperialismo

O livro de Eric Hobsbawm, mostra como a Revolução Industrial encerrou de modo definitivo o lento processo de mudança do feudalismo medieval para o capitalismo moderno. A substituição das ferramentas pelas máquinas, e, por conseguinte, da força humana pela força motriz, configurou um impacto desnorteador sobre os pilares da sociedade inglesa. O livro foi lançado em 2011 e conta com 349 páginas.

Boa sorte a todos!


Lista retirada do site: http://www.historiadigital.org - Acessado em: 9/11/2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário